Porque toda mãe, acima de tudo, é mulher, tem sentimentos, medos, angústias, paixões, sonhos, frustrações, metas, desejos, vontades e precisa pensar e cuidar de si mesma um pouquinho.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Dicas de mudança

O ponto mais importante e o mais difícil relacionado a minha mudança eh a incerteza. Isso atrapalha muito qualquer planejamento, organização e seleção das coisas. Eu vou contar como eu preparei tudo, acredito que as dicas servem para mudanças e espero que ninguém precise passar pelas mesmas incertezas que, alias, continuamos vivendo. Como gosto de dizer: estamos vivendo um dia de cada vez. E essa semana ja vai fazer um ano que fomos embora do Brasil, a primeira vez. Pq foram duas. E isso eu explico em outro post, outra hora.

A unica certeza que eu tinha quando comecei a arrumar a mudança: a data da viagem. Eu não sabia se era pra passar 20 dias de ferias ou se pra mudar de vez. E mesmo esse mudar de vez poderia ter idas ao Brasil, mas não tinha como ter ideia de quando. Pq tanta incerteza? Pq tudo dependia dos processos da empresa que meu marido trabalha. Eles criaram o projeto, tiveram a ideia de ser executado aqui em Houston, Texas por ser uma boa localização para o produto e por ter facilidade de encontrar pessoas qualificadas para esse projeto aqui. E para tudo acontecer não era so vir e pronto. Primeiro a empresa precisava se estabelecer para poder contratar as pessoas e para aplicar para o processo de visto de quem viria do Brasil. E para esse inicio de tudo, meu marido que ficou com a tarefa de vir aqui e resolver.

Como eu comentei no post anterior, eu sou do tipo que espera pelo melhor. E não basta apenas esperar, voce precisa agir. O negocio era deixar tudo arrumado para uma mudança e se não acontecesse era so desfazer. Melhor do que ser pego de surpresa e não dar tempo de organizar e preparar tudo.

Eu gosto muito de fazer listas, tenho um caderno onde eu costumo anotar tudo, coisas do dia a dia, tarefas a realizar e realizadas, listas de compras, coisas para não esquecer, etc. O caderno que eu anotei as coisas da mudança eh muito precioso! hehehe

Primeira coisa foi providenciar caixas. Voce pode pegar em supermercados ou comprar em casa de embalagens. Eu preferi comprar porque queria caixas grandes e não precisaria de muitas, pois temos poucas coisas. Em ambos os casos voce precisa de uma boa fita para montar/reforcar a caixa e depois fechar. Outra coisa que usei muito foram as vacuum bags, que são aqueles pacotes grandes que voce tira o ar com o aspirador. Eu usei para guardar as roupas, cobertas, travesseiros, etc. Eu fui comprando aos poucos, conforme a necessidade. Não lembro exatamente com quanto tempo de antecedência comecei a guardar tudo, mas quanto antes melhor. So sei que desde um mês antes eu tinha uma lista de tarefas para cada período.

Essa lista funciona assim. Voce começa de trás pra frente, iniciando pelo dia da mudança. O que precisa ser feito nesse dia. No meu caso a mudança não saiu do meu apartamento, ficou tudo encaixotado e guardado la. No dia era so terminar de fechar as malas e guardar as ultimas coisas que usamos. Dai voce faz a lista de um dia antes, ou dia -1, de uma semana antes ou dia -7, 15 dias antes. E deixa espaço para ir preenchendo conforme for lembrando ou for surgindo novas coisas que precisam ser resolvidas com cada tempo de antecedência.

Para colocar as coisas em caixa e as roupas nos pacotes, eu comecei separando o que não estávamos usando e que não precisaríamos para a viagem. Uma semana antes ja tinha tudo guardado e entramos no modo econômico de tudo, roupa, louca, etc. As roupas eu tentei organizar mais ou menos por tipos para facilitar na hora de precisar de alguma coisa e achar mais fácil. No meu caso eu queria deixar o mais fácil possível caso eu precisasse pedir para alguém encontrar algo e trazer para nos. Então fiz pacotes de cada um separados e tambem uma separação de roupas de inverno e verão, roupas q uso mais e menos. Nas caixas a coisa foi um pouco mais detalhada. Eu numerei as caixas. Listei as caixas no meu caderno e ia listando tudo que colocava em cada uma. Cada caixa tinha por fora também a lista do que continha. Por fim, organizei as caixas em um quarto e mapeei, sabendo em que lugar estava cada caixa, cada coisa. Pode parecer meio neurótico, mas se voce começa a fazer com antecedência e vai fazendo com calma fica uma coisa bem bacana e organizada.
Para embrulhar as coisas frágeis eu não usei jornal. Primeiro porque como não sabia por quanto tempo as coisas ficariam guardadas fiquei com receio que o jornal manchasse ou estragasse algumas coisas. Afinal pode ter umidade, pode pegar sol, e nunca se sabe. Usei plástico bolha e muita sacola de supermercado. Tinha alguns pedaços de tnt que também serviram para forrar fundo de caixa e embrulhar coisas frágeis.

Bom, basicamente foi essa minha arrumação e preparação para a mudança.
Acabamos voltando 2 meses depois. Foi uma volta temporária e por isso não desencaixotei tudo, apenas coisas mais necessárias e básicas. E a minha organização ajudou muito pois não precisei abrir tudo para encontrar o que eu precisava. Fiquei 5 meses vivendo no improviso, com tudo guardado, na expectativa de quando o visto sairia e que voltaríamos para ca definitivamente. Lembrando que eu estava gravida nesses 5 meses, sem saber onde minha filha nasceria, nem o que o futuro reservava para nos. Mas isso eh assunto para muitos outros posts que ainda virão!

"Nada eh tao constante quanto a mudança." - Ludwig Borne

Imagem: google

2 comentários:

  1. Vc esta de volta entao? Sua nenem ja nasceu? Faz tempo que eu nao entro em blogs, nem no meu... hehehe... Que aventura a sua!! Espero que esteja tudo bem com vc e sua familia! bjs

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