Porque toda mãe, acima de tudo, é mulher, tem sentimentos, medos, angústias, paixões, sonhos, frustrações, metas, desejos, vontades e precisa pensar e cuidar de si mesma um pouquinho.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Aprendendo a Pescar

Faz umas duas semanas que estou pensando sobre este post. No começo ele estava ótimo na minha cabeça, mas dai não escrevi, o tempo foi passando e parece q eu perdi a empolgação que eu estava para falar sobre o assunto. Sabe quando é uma novidade que parece algo super especial, mas depois que vai passando parece que não foi nada demais?
Enfim, vamos ver o que eu consigo.

Você sabe o que é empoderamento? Você já ouviu falar?
Eu comecei a ouvir essa palavra, que eu nem sabia que existia, quando estava grávida e buscando por condições de ter um parto humanizado. Muitos textos e sites que defendem o parto normal falam sobre o empoderamento da mulher. Na época eu achava que tinha entendido e achava que estava me empoderando. Depois de tudo como aconteceu, o parto, o pós parto, as dúvidas que ficaram, os erros que eu cometi, eu descobri que não tinha me empoderado porcaria nenhuma.
Hoje, já pensando no segundo filho, eu resolvi ir atrás de mais informação já antes de engravidar. E eis que encontrei um grupo no facebook chamado Tentantes Empoderadas. Imediatamente entrei no grupo e fiquei lá bem quietinha só lendo o que as meninas postavam. Foi então que eu comecei a perceber que as moderadoras do grupo pregam o seguinte: aqui não damos o peixe, nós ensinamos a pescar. Ou seja, elas não ficam respondendo as perguntas e dúvidas das participantes toda vez, até pq quase todas tem as mesmas dúvidas, o grupo na verdade é um lugar onde elas tentam juntar o máximo de informações para que cada uma possa conhecer seu corpo, conhecer seu ciclo, aprender a identificar seu período fértil e assim estar melhor preparada para ter seu positivo.
Eu não estou desesperada para engravidar, acho que vai acontecer na hora certa. Mas comecei a ler os arquivos do grupo e me informar e vi quanta coisa eu não sabia. E é coisa básica que acontece no corpo da mulher, coisa que ninguém conta se você não perguntar. E não é só relacionado a engravidar ou evitar gravidez. É muito mais que isso, é saber o que acontece dentro de mim desde os meus 11 anos quando menstruei, pq tenho alterações de humor, pq tenho cólicas, etc. Todo mundo sabe o básico, mas não precisamos ficar no básico, podemos ir além, saber a fundo, buscar respostas. O primeiro texto que elas sugerem para começar é chamado de O Mágico Ciclo Menstrual. Eu adorei, um texto simples que me explicou tudinho. Você sabe o que é um folículo? E folículo dominante? Você sabe o que o hormônio luteinizante? Você sabe o que é fase lútea? Bom, eu sabia de algumas coisas meio por cima, outras eu nunca tinha ouvido falar! Nem os ginecologistas costumam explicar essas coisas, a não ser que você pergunte. Ou ate falam, mas nem prestamos atenção quando ouvimos termos diferentes.
O que eu quero dizer com esse post não é te mostrar que você não sabe nada, que é uma desinformada da vida. Não, não, não! O que eu quero dizer é que muitas vezes a gente se acomoda com o que tem sendo que pode ter muito mais, mais informação, mais conhecimento, mais felicidade, mais satisfação, mais realização, mais orgulho do que se faz e do que se é.

Por exemplo, eu poderia ficar anos tentando engravidar e nunca conseguir, mesmo sendo saudável e não tendo problema nenhum, só pq a informação sobre meu período fértil é muito básica, muito pouco. Claro que pode acontecer rapidinho também. Tem gente que engravida assim que para de tomar a pílula, assim como tem gente que acerta na loteria e fica milionário.
Opa, não estou querendo assustar, que engravidar é difícil. Também não é. Mas a gente pode facilitar a vida, entendeu?

Vou dar outro exemplo. Quando eu era jovem achava que adulto sabia de tudo, eu achava que você virava adulto e automaticamente você passava a saber de tudo. Nós mulheres saberíamos ser esposas, mães, donas de casa, empresárias, bem sucedidas, etc. Ou pelo menos que tivesse um curso, uma apostila, ou alguém aparecia e te dava todas as respostas. Não sei pq eu pensava isso. Mas de repente eu me vejo perto dos 30 e sem saber muita coisa da vida adulta. Pq eu não sei? A resposta é simples: Pq eu não aprendi a pescar antes!! Tcharan!!!

Conceito de empoderamento: conscientização; criação; conquista da condição e capacidade de participar e realizar.

Em outras palavras, quando eu me empodero, eu busco as respostas que eu ainda não sei, eu crio meios de realizar o que eu desejo, eu aprendo, eu fico no comando. E isso serve para TUDO na vida, absolutamente TUDO.

 
Hoje em dia com a facilidade da internet é muito fácil se empoderar. Claro que você precisa ir nas fontes certas e seguras, pq tem muita babuseira por aí também. A fonte tem que ser confiável. Não é simples como pesquisar uma receita nova e tentar fazer em casa. É ir muito mais a fundo, é mergulhar com vontade, se dedicar de verdade.

A leitura da semana que eu compartilhei naquela semana, que foi um discurso do Pres. Uchtdorf, tem tudo a ver com isso. Se você não viu, pode conferir aqui.
Naquela semana eu tinha uma atividade da igreja em vista e precisava de uma roupa de pioneira, ou seja, roupa usada lá pelos anos 1830. Pretendo fazer um post falando mais sobre pioneiras, as roupas, o legado, meu nome, etc, por hoje não posso perder o foco. Voltando. Eu tinha um vestido antigo que eu podia fazer alguns ajustes,  precisava de um chapéu e um avental. Comprei o tecido e pensei em levar em alguma costureira pra mandar fazer. Foi então que levei um chacoalhão do Sr. L. Ele disse que faz muito tempo que eu queria aprender a costurar e pq eu não aproveitava essa chance para aprender? A principio arrumei várias desculpas, que não tinha tempo, que eu não sabia nem por onde começar, que eu nunca tinha costurado na vida. Mas daí eu li aquele discurso, e senti que devia buscar, aprender e fazer. E como resultado eu consegui, pesquisando na internet, aprendi os meios, fiz em tempo hábil e a atividade foi um sucesso. (Quando eu escrever sobre as pioneiras, eu posto uma foto de como ficou meu traje.)

Enfim, é isso. Acho que consegui passar o que eu queria.
Vamos nos empoderar em todas as coisas que precisamos aprimorar, aprender e encontrar respostas. Com trabalho e dedicação tudo é possível, o céu é o limite.
Provavelmente voltarei a falar sobre isso futuramente.

Obrigada pelo carinho de vocês, pelas mensagens, comentários e e-mails. Ainda não consegui responder, mas prometo que vou! O Despertar de uma Mãe não é nada sem vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário